Revista Destak

Galeira

Voltar

Cavalgada da virada 2023

Está crescendo em Garça uma antiga modalidade de esporte, a cavalgada.
As cavalgadas surgiram no Brasil no processo de ocupação de novos territórios, aproximadamente entre os séculos XVII e XVIII, quando se formavam as comitivas para transferência do gado de uma fazenda para outra. Esses tropeiros, montados em cavalos ou burros, se uniam em acampamento ao longo do trajeto, para descansar e rezar, em agradecimento e pedido de proteção a eles e aos animais.
Ao longo dos anos, essa prática que era fundamentalmente voltada para o transporte e locomoção de grupos, passou a acontecer como evento social de confraternização entre família e amigos apaixonados pelo cavalo, que juntos, montados em seus animais cavalgam por quilômetros com um objetivo comum, e no final do trecho realizam um almoço ou jantar para descansarem, comemorarem e confraternizarem.

Origem da tropa PPA

Na Fazenda Santa Cecília, em Garça/SP, uma das fazendas que utilizam as mais modernas tecnologias na produção de cafés especiais; os cavalos também são uma paixão que move a família Peres.

Cavalos foram importantes na vida do Samuel Gigueira Peres, filho mais velho do Comendador da Indústria do Estado de São Paulo, Sr. Flávio Aparecido Peres e sua esposa Mara Eliana Bottino Gigueira Peres, desde a sua infância.

Samuel participou, por mais de 10 anos de provas de tambor e Team Roping, fez vários cavalos Quarto de Milha campeões nestas modalidades. Flávio e Mara, acompanhados de seus filhos Samuel e Mariane Gigueira Peres, frequentavam semanalmente provas em toda a região da Alta Paulista.

Há mais de 25 anos, Sr. Flávio iniciou a criação de cavalos da raça Quarto de Milha para a este estilo de competição praticada por Samuel, com o apoio do Sr. Manoel Araújo, então treinador de Samuel e campeão, dono de muitas medalhas e troféus, que acompanha a família até os dias atuais.

Para a família, são os cavalos que proporcionam à Santa Cecília as relações humanas, as confraternizações entre amigos. Com o passar dos anos, Samuel, com o apoio de sua esposa Helena Santos Castro Peres, amante da raça Mangalarga desde a infância, e com o incentivo e consultoria de seu sogro, Sr. Geraldo Santos Castro, adquiriu uma pequena tropa de cavalos da raça Mangalarga, com o objetivo de realizar cavalgadas, pois esta raça é mais apreciada para este tipo de esporte, por possibilitar uma cavalgada macia e agradável.

Por alguns anos toda a família participou da cavalgada de Campos do Jordão/SP a Guaratinguetá/SP, com a raça Mangalarga, conheceram grandes criadores. Os encontros a cavalo aumentaram e a vontade de evoluir na criação cresceu, então, em 2019 foi fundado o Haras PPA, que logo na primeira geração conseguiu um potro reservado campeão nacional.

Cavalgada da Virada

Há alguns anos começaram as cavalgadas nos limites da Fazenda Santa Cecília, sede do Haras PPA, e de fazendas vizinhas. A prática se expandiu e mais amigos e familiares foram chegando. Novos caminhos para cavalgar foram descobertos no município de Garça e nos arredores. “Depois de andar duas, três horas a cavalo, parece que você nasceu de novo, é muito prazeroso e divertido. O pessoal mais apaixonado diz que é ‘a arte de voar sem ter asas’”, resumiu Geraldo.

Os irmãos Wagner Peres e Rosana Peres, promovem um tradicional churrasco no final de cada ano, todo dia 29 de dezembro, que acontece na Fazenda Santa Alice, propriedade dos irmãos. Movidos pela paixão por cavalos, Samuel, seu tio Wagner e alguns amigos resolveram chegar ao churrasco a cavalo, desde então a cavalgada foi introduzida ao evento.

A “Cavalgada da Virada” sai da Fazenda Santa Cecília, passa pelas ruas de Garça e termina na Fazenda Santa Alice. Aos poucos, amigos e novos criadores foram se unindo ao grupo, com seus próprios cavalos, em prol de uma única paixão: O Cavalo!

Em sua edição mais recente, no ano passado, a cavalgada contou com a participação de 86 pessoas, incluindo mulheres e crianças. O cortejo foi liderado pelo filho de Samuel, Flavinho, apaixonado por cavalos como toda a família Peres.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.