José Alcides Faneco, que administrou Garça por quatro mandatos, é nosso destaque do mês. Conheça sua história.
José Alcides Faneco, que administrou Garça por quatro mandatos, é nosso destaque do mês. Conheça sua história.
A revista traz em sua edição número 49 mais um personagem que merece o título de destaque do mês. Estamos falando do cidadão José Alcides Faneco, conhecido pelos amigos pelo seu sobrenome FANECO...
...Nasceu na cidade de Lins e aos 11 anos começou a trabalhar como office boy. Estudando e trabalhando desde jovem, fez o curso técnico de Eletrotécnica, formou-se em Economia na Unimar, fez pós-graduação Marketing na Fundação Eurípedes Soares da Rocha, estudou na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo.
...Ao concluir o curso Técnico, prestou prova de seleção e foi admitido pela Cia. Telefônica que na época iniciava a instalação, em 19 cidades do estado de São Paulo, de equipamentos de telefonia semi eletrônicos, estando entre elas a nossa cidade de Garça que foi por ele a escolhida. Mudando-se para Garça onde foi muito bem recebido, passou a residir no Hotel São João da Família Perez. Durante o período de instalação dessas novas centrais telefônicas, trabalhou em várias cidades acompanhando as montagens e os testes ficando seu maior tempo na Central 5 em Santos.
Com o término da Faculdade foi transferido para a Área Econômico-financeira da empresa onde permaneceu por mais um ano. Logo após ingressou na empresa Promon Engenharia na área de telecomunicações em São Paulo. A empresa transferiu a sua área de telecomunicações para a cidade de Campinas onde ficou por mais um ano. Logo após fez um processo seletivo e foi admitido na empresa estatal TELEBRAS – Telecomunicações Brasileiras S/A e foi trabalhar em Brasília na área de Planejamento e controle orçamentário onde permaneceu por 7 anos. Ficando na TELEBRAS em Brasília de 1975 a 1982. Em 1975, se casou com Maristela, que durante todo o período anteriormente citado, se conheceram, namoraram e aqui se casaram na Matriz de São Pedro. Em Brasília tiveram seus 2 filhos, Fernando Henrique e Paulo André sendo o primeiro pai de seus dois netos Miguel de 10 anos e Alice de 6 anos. Sua mãe, Angelina com 97 anos reside em Lins, sua terra natal.
Em 1982 Faneco voltou para Garça com o intuito de aqui se radicar e criar seus filhos onde se encontra até hoje. Fazendo novas amizades ficou conhecendo o Paulinho Koury que o convidou a participar com ele da direção da APAE onde ficou por 10 anos como presidente da entidade. Além de convida-lo para a APAE, Paulinho também o levou para a política uma vez que com Assis Bosque disputariam a prefeitura naquele ano. Faneco foi candidato a vereador sendo eleito e ficando em sétimo lugar quando a Câmara Municipal era composta por 17 vereadores. Na sequência, em 1992 foi conduzido a ser candidato a prefeito, sendo eleito com um mandato até o ano de 1996. Posteriormente foi eleito novamente em 2000 e reeleito em 2004 ficando no cargo de 2001 a 2008. Em 2012 foi eleito mais uma vez ficando no cargo até 2016. Ao todo Faneco tem 20 anos de vida pública em Garça tendo outras passagens na política como Sub prefeito na prefeitura de São Paulo na Regional Jaçanã/Tremembé no Mandato do ex prefeito Kassab. Trabalhou também na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano no mandato do Governador Alckmin e na Prefeitura de Marília na Função de Secretário Municipal de Administração no mandato do Prefeito Daniel Alonso.
VEJA ALGUMAS REALIZAÇÕES DE FANECO NA PREFEITURA:
- Realizou o maior programa de pavimentação e galerias da história de Garça e duplicação das duas principais entradas da cidade.
- Construiu novos prédios públicos, novas escolas e quadras cobertas e implantou novos distritos indústrias.
- Construiu as principais áreas de lazer e convivência, como concha acústica, jardim oriental, parque ecológico Jaime Miranda e kartódromo Rafael Marangão, dentre outras.
- Investiu em abastecimento e novas estações de tratamento garantindo 100% de esgoto tratado.
- Conquistou nossa 1º faculdade pública, 100% gratuita, a FATEC.
- Garantiu através de parcerias a construção do prédio do SESI.
- Implementou toda a infraestrutura cultural da cidade transformando o antigo prédio do colégio comercial no polo arte, construindo o TEATRO, EMCA e BIBLIOTECA MUNICIPAL.
-Criou 9 unidades básica de saúde, CAPS I, e centro de fisioterapia e odontologia.
- Construiu centros comunitários, implantou o Banco da Terra, Banco do Povo, Posto de atendimento ao trabalhador (PAT) e posto de atendimento ao empreendedor.
- Construiu inúmeras praças esportivas oferecendo projetos de diversas modalidades.
- Transformou a antiga FEPASA na primeira encubadora de empresas do estado de São Paulo.
- Desapropriou e deu destino ao antigo Frigus, por anos abandonado, gerando lá uma grande empresa que oferece centenas de empregos.
- Adquiriu e remodelou o antigo prédio do mercadão.
- Construiu perto de 1000 casas populares e viabilizou mais 300, implantou o CRAS I e II, além do CREAS e Centro de Geração de EMPREGOS e RENDAS, e inúmeros projetos Sociais, como Renda Cidadã, Ação Jovem, fortalecendo a família, dentre outros.
- No final da sua administração, estava em andamento, a ESTAÇÃO CIÊNCIA, um sonho que foi adiado... mas que com a força da população ainda há de se tornar uma realidade em nossa cidade.
Faneco expressa orgulho pelo povo de Garça por tê-lo escolhido quatro vezes para administrar a cidade e contribuir para seu desenvolvimento. Foi agraciado com o título de Cidadão Garcense pelo vereador José Maria Piola. . Sua esposa sempre foi ativa como primeira-dama e é professora aposentada.
A revista Garça em Destak concede o título de destaque do mês a Faneco por tantos serviços prestados ao desenvolvimento de nossa cidade
teste