Jose Zamboni Junior
Sonho de criança se torna realidade ,e hoje participa em realizar sonhos de outros
Nosso destaque do mês desta edição visa mostrar que quando temos um sonho é preciso esforço para alcançar espero que inspire os leitores a nunca desistir de seus projetos.estamos falando de José Zamboni Junior piloto muito conhecido em Garça e no meio da aviação por muitos, pessoa carismática , casado com Sueli Harumi Mori Zamboni pai de Karla Mori Zamboni.
A paixão do Zamboni vem desde a sua infância. Não podia ouvir um barulho de avião, que já olhava para o céu. Mas para entrar no mundo da aviação, não foi fácil não. “Naquela época as dificuldades eram enormes, bem mais difícil que nos dias atuais, principalmente quanto aos custos para conseguir a licença.em entrevista com nosso homenageado ele disse: Enquanto não completei os 18 anos, o primeiro requisito, trabalhei muito. Fui garçom, copeiro no Garça Tênis Clube, frentista no Posto Jóia,motorista particular da família Cestari, trabalhava durante o dia, a noite ia para o segundo turno. Economizei ao máximo para bancar todos os custos. Além do incentivo da minha família, entra em ação o meu tio Sidnei Hermógenes Sampaio. Este jamais vou esquecer. Só tenho que agradecer do fundo do meu coração. No ano de 1.979, ele trabalhava para a família Atala, em Jaú. Precisou se ausentar para exames médicos de rotina, e me indicou para substitui-lo. Fui fazendo o caixa, e com o acerto do Posto Jóia, arrumei todo o dinheiro para fazer o curso em Marilia. Lá fui muito bem recebido pelo Dr. Orilto Vanin, presidente do Aero Clube. Dr, Vanin vendo minha garra e determinação já me arrumou o primeiro emprego com a família Zilo fazendo voos para o Pantanal mato-grossense. Depois retornei para Garça, estou na luta até hoje. Já trabalhei para a Comercial Antonio Perez, o saudoso empresário Antonio “Biga” Marangão, a Cooperativa da Garcafé, José Herculano Ribas, onde pilotei o lendário Bonanza V-35, Jaime Nogueira Miranda e também para o filho Jaiminho, Arthur Hoffig, e a empresa R.C.G. Há cerca de 5 anos, realizei o meu maior sonho, o de trabalhar para o empresário Flávio Perez, um grande amigo do peito mesmo. E estamos aí, rasgando os “céus brasileiros” faça chuva ou faça sol.
O Zamboni conseguiu a primeira licença, de piloto privado, no ano 1.980. Atualmente é piloto comercial e IFR (voo por instrumentos), a mesma licença de uma companhia aérea, podendo pilotar até um avião Boieng. Ao longo de mais de três décadas, o palmeirense Zamboni já teve o privilégio de conhecer inúmeras celebridades, desde artistas, cantores, políticos esportistas: o “rei” Roberto Carlos, Oscar do Basquete, Chitãozinho e Xororó, o astronauta Marcos Pontes, Milionário e Zé Rico, senador Cajurú, Tais Araújo, Sérgio Reis, Ana Maria Braga, Luciano Hang e tantos outros. O Zamboni nunca teve problemas ou “levou algum susto” pilotando as aeronaves. Primeiro porque sempre priorizou a manutenção, por isto, nunca teve problemas mecânicos. Já enfrentou “mal tempo”, em condições adversas, mas com sua experiência, driblou a situação, interessante neste 34 anos de serviço na aviação so mudou de emprego por que os patrões venderam os aviões, agora próximo a aposentadoria se sente realizado trabalhando para a família PPA onde considera os patrões como amigos família, já vem preparando um sucessor para ele muito embora pretende trabalhar após a aposentadoria até quando Deus lhe conceder saúde e forças para voar, cumprindo e realizando seu sonho de criança que pode se dizer um priveligiado por ter tido a ajuda de um piloto que considera muito o José Carlos Godoy e copiando o exemplo deste amigo já contribuiu com outros jovens garcenses com sua experiência pode incentivar dois jovens que já são pilotos profissionais, sendo Danilo Baron que com sua ajuda e incentivo já se tornou piloto profissional sendo piloto da Dakota Connect Parts e o jovem Luiz Gustavo que se tornou profissional trabalhando ao seu lado como co piloto e sendo treinado para ser seu sucessor no futuro , a alegria de ver estes jovens traçando o mesmo caminho que Zamboni traçou o enche de alegria por ter realizado seu sonho e contribuir ainda com sonho de outros jovens.
Amante de aviões a paixão estendeu também para o aeromodelismo onde um grupo de amigos entre 25 pessoas sendo 14 eram fies todo final de semana no aeroporto formaram a Uga união Garcense de aeromodelismo que chegou a fazer parte do calendário municipal com apresentação da esquadrilha da fumaça, sempre teve o desejo de despertar o apreço pela aviação tanto de homens como mulheres, que hoje já conta com muitas mulheres pilotos fica esta homenagem registrada a Jose Zamboni Junior um exemplo a seguir em determinação e comprometimento com o dever.