Adhemar Marcondes de Moura
Tal Pai, Tal Filho
A revista Garça em Destak tem o prazer de destacar personalidades da cidade, e nesta edição, queremos homenagear Adhemar Marcondes de Moura, que segue os passos do seu pai, o conhecido Julinho Marcondes de Moura. Conheça um pouco de sua história, mas antes, vamos falar um pouco sobre seu saudoso pai.
Julinho era natural de São Carlos e se mudou para a vizinha cidade de Álvaro de Carvalho. Pessoa carismática e sempre voltada a ajudar os mais necessitados, foi incentivado em 1957 a se candidatar a prefeito de Álvaro de Carvalho, onde foi bem-sucedido em seu primeiro mandato. Já em 1962, Julinho concorreu ao cargo de prefeito em Júlio Mesquita e também foi eleito. Em 1966, voltou a Álvaro de Carvalho, onde foi eleito novamente. Como um bom administrador, foi convidado a se candidatar na cidade de Garça. Renunciou ao cargo em 1967 e se candidatou a prefeito de Garça, assumindo a prefeitura no mesmo ano. Em 1969, devido a uma intervenção, deixou o cargo e mudou-se para Belém do Pará. Voltando a Garça em 1981, candidatou-se novamente a prefeito e foi eleito para o mandato de 1982. Em 1990, foi eleito deputado estadual e, em 1997, foi novamente eleito prefeito de Garça. Seus filhos, inspirados pelo exemplo do pai, também seguiram seus passos na política. Seu filho Cornélio foi vereador por quatro mandatos e prefeito em um outro. Julinho Filho também foi vereador por dois mandatos, e seu neto, Adhemarzinho, atua como vereador atualmente. Julinho teve o prazer de ver seus filhos seguindo seus passos, mas faleceu em 27 de março de 2011, na mesma data de seu aniversário.
Agora, vamos falar sobre o nosso homenageado, Adhemar Marcondes de Moura. Nascido em 18 de abril de 1967, Adhemar é casado com Leda Kussumoto e pai de Henrique, biomédico atuando em Marília, e de Adhemar Marcondes de Moura filho, dentista e atual vereador. De origem humilde, Adhemar se formou em técnico em contabilidade. Seu primeiro emprego foi em 1984, no SAAE, como servente na área de tratamento de esgoto, onde trabalhou até 1989. Nesse ano, mudou-se para Álvaro de Carvalho para morar com sua tia-avó, Elza Marcondes. Lá, incentivado pelos amigos do futebol, começou sua jornada política, seguindo os passos do pai. Candidatou-se ao cargo de prefeito e foi eleito em 1993, aos 23 anos de idade. Desde então, agiu como seu pai, sempre pensando nos mais humildes e procurando trazer melhorias para a cidade. Entre suas realizações, destacam-se: a construção de um terminal rodoviário, um posto de saúde, o CENAC (Centro de Natação para Crianças), o distrito industrial, um loteamento a custo baixo, uma padaria para que os trabalhadores rurais pudessem tomar café antes de ir ao trabalho, e um sopão no fim da tarde para os trabalhadores rurais levarem para casa, atendendo 120 pessoas. Criou também o CCI (Centro de Convivência do Idoso), uma marcenaria para ensinar a profissão às crianças, e cursos de salão de beleza. Após deixar o cargo de prefeito, Adhemar continuou a pensar na área social, tornando-se assessor do deputado Vadão Gomes em Brasília, de 1997 a 2001, onde passou a ajudar as cidades da região.
Em 2003, assim como seu pai, voltou a Álvaro de Carvalho, onde foi eleito prefeito e reeleito em 2008, continuando seu trabalho de desenvolvimento na cidade. De 2013 a 2019, tornou-se assessor de Rita Passos e seu esposo Herculano, olhando além de Álvaro de Carvalho e trazendo recursos para a região, incluindo Garça. Em 2021, passou a ser assessor da deputada Analice Fernandes até 12 de julho deste ano, sempre com o foco voltado para nossa região.
Eu pessoalmente presencie Adhemar por diversas vezes visitando paciente internados no Hospital São Lucas mostrando assim empatia em horas difíceis de seus amigos.
Por todos esses feitos e por ser um exemplo como seu pai, que foi uma referência em nossa região, Adhemar Marcondes de Moura recebe nossa homenagem como Destaque do Mês.
teste