Revista Destak

Colunas

Facetas em Resina X Facetas em Porcelana

Postado em: Saúde | Por: Patricia Kerges Bueno


As facetas estão em alta na Odontologia, isso porque é um procedimento que pode melhorar diversos aspectos estéticos como: Cor, forma, tamanho e assimetrias que possam haver na dentição do paciente. Elas podem ser confeccionadas em resina composta ou porcelana (cerâmica). Quando se opta pelas resinas, todo o tratamento é realizado no consultório pelo próprio cirurgião – dentista e o resultado depende apenas da habilidade e técnica do mesmo em manipular as resinas.


Facetas em Resina X Facetas em Porcelana

1ª  parte:

As facetas estão em alta na Odontologia, isso porque é um procedimento que pode melhorar diversos aspectos estéticos como: Cor, forma, tamanho e assimetrias que possam haver na dentição do paciente.

Elas podem ser confeccionadas em resina composta ou porcelana (cerâmica). Quando se opta pelas resinas, todo o tratamento é realizado no consultório pelo próprio cirurgião – dentista e o resultado depende apenas da habilidade e técnica do mesmo em manipular as resinas.

É importante salientar que com a evolução das resinas, tem-se hoje resultados fantásticos e de extrema naturalidade, que mimetizam com riqueza de detalhes um dente natural.

A técnica utilizada para as resinas é apenas aditiva, ou seja, não requer desgaste dos dentes para que a faceta em resina seja realizada, somente em casos esporádicos, algum alívio pode ser necessário, sendo bem pontuais.


2ª parte:

Já as facetas em porcelana também proporcionam resultados incríveis, porém com algumas etapas a mais do que as confeccionadas em resina. Isso porque, um segundo profissional é necessário: o Técnico em Prótese (Protético).

Pois a etapa da confecção em si das facetas em porcelana é realizado por ele em laboratório, já que a porcelana é um material que é trabalhado em altas temperaturas com fornos específicos.

Nesse caso o tratamento necessita de preparo dos dentes, que significa fazer desgastes em todos os dentes que receberão facetas, esses desgastes são realizados em toda a superfície dos dentes, o suficiente para gerar o alívio compatível com a espessura da faceta que deve girar em torno de 0,5 mm a 0,8 mm.

Trata-se de um desgaste mínimo, que normalmente fica a nível da primeira camada do dente, o esmalte.

Independente da técnica, todas as dúvidas devem ser retiradas com o dentista para que juntos, avaliando cada caso em especifico, seja elaborado o melhor planejamento e tratamento para o paciente


QRCODE
Aponte a câmera do seu celular para o qrcode e
saiba mais sobre a SPLENDO Odontologia!


RODAPÉ
GARÇA | Rua Jurandir Ubirajara Guimarães, 426 Labienópolis
Contato: (14) 98133-5328

BAURU | Rua Bandeirantes, 11-76 Centro
Contato: (14) 98820-3127
Saúde

 

Veja algumas fotos