Revista Destak

Colunas

Café com o Presidente: associados prestigiam encontro e debatem assuntos da pauta Na manhã de terça-feira, 25, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG mais uma edição do Café com o Presidente.

Postado em: Notícias | Por: Paulo Reis


O café Guti do associado Gutierrez sempre presente com seu delicioso café que agrada a todos   Na manhã de terça-feira, 25, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG mais uma edição do Café com o Presidente. O encontro, promovido pela entidade, foi prestigiado por associados de diversos segmentos, além de representantes do Poder Público. Num clima de descontração todos puderam discutir os assuntos em pauta e discutir as próximas ações.


Café com o Presidente: associados prestigiam encontro e debatem assuntos da pauta
Na manhã de terça-feira, 25, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG mais uma edição do Café com o Presidente.
 

Na manhã de terça-feira, 25, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG mais uma edição do Café com o Presidente. O encontro, promovido pela entidade, foi prestigiado por associados de diversos segmentos, além de representantes do Poder Público. Num clima de descontração todos puderam discutir os assuntos em pauta e discutir as próximas ações.

 “Mais uma vez podemos dizer que o encontro foi muito positivo. Os associados entendem a importância do encontro e compareceram. Alguns deixaram de vir, mas devemos entender, pois existem compromissos pré-assumidos e é compreensível que não pudessem vir”, disse o superintendente Fábio Dias.

Segundo ele, foi um encontro esclarecedor, principalmente na questão do monitoramento e do trabalho de revitalização do centro comercial. As ações pertinentes à campanha natalina chegaram a ser abordadas, mas as definições ficarão para futuras discussões.

“Por mais que tivéssemos uma pauta, um cronograma, os assuntos se estenderam e foi importante cada colocação. Por isso as decisões, o bater o martelo no que diz respeito ao Natal, ficou para outro momento. Foi feito um apontamento, mas não foi possível fechar a questão”, explicou o dirigente.


Monitoramento

Conforme colocado pelo presidente Mauro José de Sá, a questão do monitoramento foi muito discutida, principalmente no que diz respeito ao trabalho de prevenção.

“Temos vivenciado um período de certa insegurança. Os roubos ocorridos recentemente, os pequenos furtos, ascenderam uma insegurança que parece que havíamos superado. Temos um trabalho de monitoramento que parece não intimidar a prática de tais ações. Foi um assunto muito discutido e o Leandro Carvalho, da equipe de TI da Administração trouxe algumas colocações para os presentes”, disse Mauro.

De acordo com o presidente, a maior reclamação dos presentes diz respeito ao trabalho de prevenção que, apesar de toda tecnologia, parece não acontecer.

“Foi uma reclamação da maioria dos presentes. O questionamento foi por conta da ausência de uma prevenção. De acordo com o Leandro existe uma proposta de que haja uma terceirização do trabalho de monitoramento, mas alguns pontos não conseguem ser fechados. Pontos como a empresa que se propõe ao fazer o serviço, custo, eficácia. 

 

Calçadas

O trabalho de revitalização do centro comercial garcense vem sendo alvo de muitas reclamações tanto de lojistas, quando da população em geral. Essas reclamações se reverberaram durante o Café com o Presidente., e ganharam um novo tom.

“É preciso colocar que ninguém, nem a ACIG, nem os associados são contrários à revitalização do centro comercial. Os questionamentos se dão da forma como vem sendo conduzida, principalmente a logística. A maior reclamação foi em relação a falta de informação”, disse Mauro.

De acordo com o superintendente da ACIG o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, estava presente no encontro e pode ouvir as indagações, se posicionar e levar os questionamentos adiante.

“Os lojistas questionam muito a questão de falta de informação, do não acompanhamento mais efetivo dos trabalhos, da demora em realizar o serviço. Não existe uma informação prévia, uma orientação de onde e até por quanto tempo o serviço vai ser feito. A ACIG não recebe nenhuma informação e os lojistas também não. Você imagina que vão mexer no local, porque começam a colocação de pedras, a ter uma movimentação diferente. É preciso que haja uma comunicação, que haja também uma fiscalização dos serviços e um prazo”, disse Dias, completando que também foi levado ao secretário o questionamento sobre as grades que estão sendo colocadas em algumas esquinas.

“O secretário ouviu todas as colocações e acreditamos que tomará algumas medidas no sentido de atender as reivindicações. É preciso que haja, de fato, uma maior comunicação”, salientou o presidente Mauro.


Fiscalizações 

Nos últimos dias o que chamou a atenção do empresariado garcense, principalmente os que atuam no comércio, foram as fiscalizações que a cidade recebeu. Ministério do Trabalho, Ipem, Procon. As fiscalizações também foram discutidas no Café com o Presidente.

“Num curto espaço de tempo, os nossos comerciantes se viram diante de três fiscalizações pesadas. São ações que não acontecem com aviso prévio. Não sabemos se todas foram de rotina, conforme colocou o Ipem, ou se teve outros motivos, o fato é que os comerciantes assustaram”, falou o presidente Mauro.

As fiscalizações chamaram a atenção do comércio em geral e, segundo Dias, por isso é importante que todos estejam de acordo com as normas vigentes.

“Sabemos que um ou outro problema pode acontecer. Todos estamos sujeitos a cometer falhas. Pode acontecer com qualquer um e isso não significa que o comerciante é ilegal, que o produto é ruim, que existe má fé. Apenas teve uma intercorrência, mas também é importante que estejamos sempre buscando saber o que deve ser feito e se adequar as normas. Multas significam prejuízo e isso ninguém quer”, disse Dias, salientando que a ACIG também foi pega de surpresa com o trabalho realizado pelo Ministério do Trabalho, Procon e IPEN.


O Café com o Presidente desenvolvido pela ACIG começou na gestão do então presidente Joao Francisco Galhardo e reúne empresários em geral, para um encontro amistoso com assuntos de relevância para o empresariado, para a ACIG e para o próprio município.

“Tudo o que discutimos é importante para o próprio município. Os assuntos desse encontro, por exemplo, o monitoramento, as calçadas. Isso é importante para a própria população. O João Galhardo começou com essa ação e hoje nós damos continuidade, pois é algo muito positivo. Essa proximidade, não somente de um lojista com o presidente, trazendo sua questão em particular. São os empresários, discutindo pontos comuns com o presidente. Todos buscando saídas e ouvindo respostas do Poder Público, sem intermediários. Isso é importante e isso é fazer parte de uma associação”, falou Mauro, já aventando um próximo encontro.

Veja algumas fotos