Revista Destak

Colunas

Doenças articulares em cães

Postado em: | Por: Gislaine


Fatores que contribuem para esta doença


Doenças articulares em cães

 

                As doenças articulares são muito comuns em cães. Ocorrem não somente na fase mais idosa, mas também em animais jovens, neste caso, mais relacionado à raça e porte do animal. Podemos citar a displasia do quadril, que ocorre mais comumente em animais de grande porte,a luxação de patela (joelho), comum em animais de pequeno porte e alterações em coluna vertebral, muito frequente nos dachshund’s.

                No animal idoso, há um desgaste natural da articulação, e em muitas situações, esse desgaste acaba sendo tão grave que ocorre a inflamação (artrite) que com a progressãoevolui para artrose.

                Fatores como a desnutrição (dietas de má qualidade), quanto à obesidade podem influenciar nesses quadros. Também o clima, sendo que no inverno, há uma maior percepção dos sintomas, porque o animal tende a sentir mais dor.

                O sinal clínico mais comum das doenças articulares é a claudicação, ou seja, o animal começa a mancar. Normalmente está relacionado ao membro acometido, mas, a sobrecargado outro, para alivio deste, também pode causar claudicação, portanto, a avaliação de um médico veterinário é de extrema importância, bem como, pode ser necessário à realização de exames adicionais, principalmente RX para a confirmação diagnóstica.

                O tratamento vai variar conforme a alteração, podendo ser tanto medicamentoso, quanto cirúrgico.

                Com o avanço da medicina veterinária, é possível a realização de fisioterapia, que com o uso dos medicamentos, promovem uma melhor qualidade de vida para o animal, quando não for possívela cura do quadro.

                Para que seu animal tenha uma articulação saudável, ofereça uma ração de qualidade, e cuidado com os excessos, para que ele não se torne um animal obeso.

                O exercício também é importante, então, caminhadas são muito bem vindas!  E principalmente, trate sempre o seu animal com muito carinho!

               

Veja algumas fotos